Guia Orientativo: Uso das TICs, Mídias e Linguagens nos processos educativos

Autores

Celigracia Maddalena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Cristiane Freire de Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Davilson Limberg, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Douglas Camargo do Carmo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Juliana Ayres Pina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Noboru Sassaki, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Paulo José Evaristo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Ricardo Medeiros Priuli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Rodrigo Martins Thomaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Soraya Menezes de Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino a distância, Processos educativos, Design educacional, Mídias

Sinopse

Este guia tem como principal objetivo auxiliá-lo a compreender e utilizar as diversas tecnologias, mídias e linguagens nos processos educativos que permeiam o ensino, a extensão e a pesquisa na instituição, em uma perspectiva cultural. Em outras palavras, transpor essa filosofia de uso dos artefatos e linguagens tecnológicas que você usa cotidianamente para o contexto das suas atividades educacionais no IFSP. A partir de uma linguagem didática, estão contemplados, neste guia, alguns referenciais, modelos, premissas e estratégias que podem auxiliar na elaboração de projetos educacionais, materiais e recursos educacionais digitais coerentes com as concepções de educação a distância, ou melhor, com a convergência entre atividades presenciais e on-line de aprendizagem. Hoje, a legislação nomeia a aprendizagem mediada por tecnologias como educação a distância (EaD), entretanto, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, várias mudanças históricas e sociais ocorreram, exigindo uma ressignificação dessa modalidade educacional, inclusive a partir da perspectiva da cultura digital. Então, neste guia, você encontrará elementos que tratam desde as concepções pedagógicas até a gestão e a avaliação com o uso das tecnologias e mídias, ou seja, neste material estão sintetizadas e compartilhadas as principais práticas, experiências e contribuições do Centro de Referência em Educação a Distância e seus parceiros nos diferentes câmpus do IFSP que já atuam com EaD, nos últimos dez anos de trajetória dessa modalidade nesta instituição. Esperamos que este guia possa contribuir com seus objetivos, de modo que você possa fazer parte desta trajetória conosco.

Biografia do Autor

Celigracia Maddalena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduação em em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP)

Cristiane Freire de Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Módulo (Unimódulo).

Davilson Limberg, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Douglas Camargo do Carmo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduação em Tecnologia da Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Juliana Ayres Pina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutorado em andamento e mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduação em Desenho Industrial e Design Gráfico pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UNIFMU).

Noboru Sassaki, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de São Paulo (ETF-SP)

Paulo José Evaristo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Especialização em Design Instrucional para EAD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduação em Sistemas Para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB).

Ricardo Medeiros Priuli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Produção Audiovisual com ênfase em Animação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-SP).

Rodrigo Martins Thomaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Soraya Menezes de Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).  Especialização em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-PR). Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

16 December 2021

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.