Loading

Metodologias de Ensino-Aprendizagem On-line Guia orientativo para uso de recursos educacionais digitais como apoio pedagógico

A utilização de mídias digitais e tecnologias da informação e comunicação para fins educacionais tem como objetivo fornecer ferramentas para facilitar e potencializar a aprendizagem em seus diferentes contextos.

A Metodologia de Ensino-Aprendizagem On-line (MEAO) se trata de uma proposta que orienta e articula diferentes ferramentas, recursos, linguagens e mídias digitais para viabilizar os processos de ensino-aprendizagem, visando apoiar as atividades acadêmicas dos cursos. Nesta proposta, o uso das metodologias de ensino-aprendizagem on-line,compreende o uso de abordagens pedagógicas e novas metodologias que permitam o encontro didático entre professores e estudantes pelos recursos e mídias digitais.

O professor nesse contexto

Independente do recurso ou tecnologia escolhido para o processo de ensino-aprendizagem, o papel do professor é de agente na construção do conhecimento dos alunos. Assim, o professor como agente deve conduzir os seus alunos, deixando claros os objetivos, a forma e as etapas de realização das atividades, bem como os conteúdos estudados, os critérios de avaliação, cronograma de atividades, estabelecendo sempre contato com seus alunos para dirimir dúvidas, por meio de plantões e ferramentas pré-estabelecidas em comum acordo como canal para diálogo com os estudantes, como agendamento de webconferências, chat, fórum de dúvidas, entre outros.

O professor deve estar atento ao acompanhamento de seus alunos, de forma a identificar possíveis dificuldades dos alunos no acesso às ferramentas, na compreensão dos conteúdos e na resolução das atividades propostas, bem como adaptação do tempo para a realização das atividades.

O professor pode mediar os processos de ensino-aprendizagem se comunicando por meio de diferentes mídias, como texto verbal, áudios, vídeos, infográficos ou todas essas mídias juntas, cuidando somente para que seja utilizada uma linguagem clara e, no caso de textos verbais, o uso de uma linguagem com características de oralidade.

Professor, antes de selecionar o recurso, mídia ou aplicativo para usar com seus estudantes, recomendamos que cuide das questões de uso responsável da Internet. Indicamos o material “Internet com responsa” do projeto Internet Segura do Comitê Gestor da Internet e da Safernet que pode ser acessado no botão abaixo.

O estudante

O aluno tem papel dinâmico no processo de aprendizagem mediado por tecnologias e deve manter sempre o contato com os professores e colegas de turma utilizando as regras de Netiqueta nos recursos utilizados para a comunicação didática.

Desenvolver uma postura de experimentação em relação aos recursos e ferramentas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, podendo cooperar com a turma indicando recursos e ferramentas para que o professor possa avaliar o potencial e a viabilidade de uso.

O aluno também deve organizar-se para os estudos e gerenciar o tempo da própria aprendizagem, para o cumprimento dos prazos estipulados para entrega das atividades.

Acesse alguns materiais do Comitê Gestor da Internet (CGI) e da Safernet sobre como fazer um uso seguro dos recursos da Internet clicando no botão abaixo:

Propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias

A partir da decisão de utilizar tecnologias como apoio ao ensino, surgem várias dúvidas: Como definir quais são os recursos e ferramentas mais adequados para a realidade dos meus alunos? Quais são as formas mais relevantes de utilizar essas tecnologias em minha prática pedagógica?

Em primeiro lugar, para se definir quais os tipos de mídias ou recursos educacionais serão utilizados, deve-se analisar quais recursos tecnológicos você tem a seu alcance e, sobretudo, quais recursos você e os seus alunos têm acesso e sabem utilizar, levando-se em conta, ainda, a realidade desse público-alvo nesse cenário de isolamento social, as políticas de utilização e questões de direitos autorais: Seus alunos possuem acesso a computador e internet ou utilizam o celular com mais frequência? Os alunos já tiveram contato com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle em algum momento do curso? Fazem uso do celular? O recurso que utilizará poderá ser baixado e acessado em modo off-line?Você sabia que o Moodle possui um aplicativo para celular que permite acesso para alguns materiais do ambiente Moodle? Confira o link do app no botão abaixo:

A partir dessa primeira análise, escolha o(s) canal(is) que mais facilite(m) e garanta(m) a comunicação professor-aluno e dissemine(m) a informação de uma forma ampla. Essa escolha pode ser feita em conjunto com os próprios alunos, tendo sempre como eixo norteador os objetivos da disciplina e das atividades propostas. Em segundo lugar, deve-se privilegiar a curadoria dos conteúdos e recursos educacionais, já muito usada na sala de aula presencial, e que consiste na avaliação e escolha dos conteúdos mais pertinentes e relevantes para a prática pedagógica.

Para aprofundar-se mais sobre o tema de curadoria, leia o GUIA ORIENTATIVO: Uso das TICs, Mídias e Linguagens nos processos educativos (páginas 18 a 20), clicando no botão abaixo.

A seguir, sugerimos duas propostas de mediação educacional com o uso de recursos educacionais digitais que podem ser utilizados nesse cenário de exceção e que pode ser acessado clicando no botão abaixo.

uma versão acessível pode ser acessada pelo botão abaixo

Recursos educacionais digitais e suas características

Uma vez esclarecidos as propostas de utilização dos recursos educacionais digitais no processo de ensino-aprendizagem, apresentamos alguns recursos digitais e possibilidades de utilização para apoio ao ensino. A webconferência é uma ferramenta síncrona que permite o contato com os alunos em tempo real por meio de videoconferência. É importante o planejamento de sua aula, prevendo além do tempo de transmissão, o tempo para realização de teste de conexão, microfone e webcam e o tempo reservado para esclarecimento de dúvidas.

Consulte a lista dos principais Recursos Clicando no botão abaixo

Avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem deve tomar como parâmetro a intencionalidade pedagógica, os objetivos de ensino e de aprendizagem e os resultados esperados, seguindo os mesmos critérios de seleção das ferramentas e mídias mais adequadas para atingimento dos objetivos pedagógicos. Seguindo as definições de nossa Organização Didática, devemos partir de um conceito de avaliação de aprendizagem com caráter formativo, como parte do processo contínuo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, podemos destacar algumas estratégias de avaliação que podem ser utilizadas, além dos tradicionais questionários, como:

  • textos escritos pelos estudantes, com suas reflexões sobre os conteúdos trabalhados, que geram elementos que permitem uma avaliação da aprendizagem mais rica e consistente do que testes somativos, em determinados contextos;
  • resenhas críticas, que permitem a problematização de informações e conteúdos;
  • a avaliação por pares, tornando o aluno crítico em relação ao ponto de vista de outros colegas, além de instigar a argumentação a partir das análises de seus pares sobre as suas próprias ações ou opiniões, o que pode ser realizado pelo diálogo por meio das ferramentas colaborativas nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, como os fóruns;
  • criação de blogs, portfólios, vídeos, apresentações, entre outros, que permitam a intervenção avaliativa dos pares, suscitando debates que podem oportunizar reflexão em torno das questões, agregar novas ideias, incitar novos posicionamentos, etc.
  • a autoavaliação, no sentido de instigar o aluno a perceber seu próprio progresso e torná-lo coautor de seu processo de aprendizagem;
  • elaboração de relatórios de pesquisas, entre outros.

Vale lembrar que a utilização do Moodle permite a avaliação e checagem da aprendizagem de forma fácil e rápida, permitindo inclusive gerar relatórios de notas que podem ser configurados conforme a necessidade do professor, como cálculo de nota com pesos distintos, médias, etc. Para saber mais sobre a avaliação em atividades realizadas a distância, leia o GUIA ORIENTATIVO: Uso das TICs, Mídias e Linguagens nos processos educativos (páginas 95 a 97)

Acesse pelos botões abaixo as páginas sobre dúvidas frequentes e Links de Bases para Recursos Educacionais Digitais Livres

Esse guia estará sendo atualizado sempre durante o seu período de utilização, acesse sempre pelo https://r.ead.ifsp.edu.br/meao

Credits:

Criado com imagens de Alex Knight - "White cup and MacBook" • John Schnobrich - "together now" • Ola Syrocka - "Robotics classroom prep" • Marvin Meyer - "untitled image" • Christina @ wocintechchat.com - "untitled image" • Christina @ wocintechchat.com - "untitled image" • Helloquence - "Brainstorming over paper"